Algumas Formas de Desenvolvimento e Aprendizado

Desenvolvimento e Aprendizado

Hoje vamos compartilhar algumas formas de desenvolvimento e aprendizado, seja dentro ou fora das empresas:

Autoinstrução

Método de aprendizagem auto-dirigida, por meio de leitura, pesquisa específica e investigação de temas.

Exposição

Técnica utilizada pelos facilitadores, apresentando conteúdos com a finalidade de transferência de conhecimentos.

Debate

Possibilita a reflexão conjunta dos conhecimentos obtidos, mediante exposição, leitura, apresentação de casos internos e externos, desafios para o negócio ou para problemas específicos.

Demonstração

Aplicada na apresentação de produtos, processos de trabalho e no emprego de tecnologias.

Estudo de caso

Apreciação de casos organizacionais específicos, observação de fatos reais, possibilitando a busca de soluções para os problemas.

Dramatização

Utiliza a representação de papéis para transferência de conhecimentos e habilidades. Provoca reflexão para necessidades de mudanças comportamentais, melhoria de desempenho individual e organizacional.

Workshop

Evento apresentado por uma ou mais pessoas com domínio do tema a ser abordado, no qual são expressadas experiências, seja na teoria ou prática. Visa o aprendizado de novas práticas para o trabalho por um número expressivo de pessoas.

Oficinas de trabalho

São utilizadas para a participação de grupos com interesses afins; o objetivo é buscar soluções para questões específicas, que podem ser produtos, programas, projetos, documentos, etc.

Benchmarking

Técnica de observação das experiências vivenciais em outras organizações, comparação de produtos, serviços e práticas empresariais.

Job rotation

Método em que o funcionário atua em diversas áreas. O objetivo é gerar maior conhecimento da organização como um todo.

Participação em projeto

Proporciona ao funcionário oportunidade de rápida aprendizagem em função do monitoramento do desenvolvimento de suas competências e da vivência integrada com o coach.

Jogos

Técnicas de aspecto lúdico e prático-vivencial que proporciona satisfação e uma maior absorção de conteúdos pelos participantes ao exercitarem habilidades e desenvolverem competências.

Ensino à distância (e-learning)

Recurso da tecnologia da informação e comunicação que viabiliza os programas de educação continuada com redução de custo.

Aprendizagem por investigação

Amplia a capacidade de auto-desenvolvimento dos funcionários, reduz investimentos e subsidia a possibilidade da oferta de progrmas de educação continuada.

Coaching

Metodologia com o objetivo de auxiliar os treinandos a identificarem suas lacunas e aspectos que interferem diretamente no seu desempenho profissional. É um processo de acompanhamento e orientação com foco na pessoa, na sua aprendizagem, no desenvolvimento de competências, no seu desempenho, nos resultados a serem alcançados. O objetivo é melhorar o desempenho do treinando, promovendo questionamentos para levá-lo a encontrar soluções para suas próprias necessidades, fortalecendo a autoestima e gerando compromisso e responsabilidade quanto ao que precisa ser feito e mudado. Favorece o auto-desenvolvimento das pessoas e torna-se uma ferramenta para avaliação de desempenho.

Texto retirado do livro: Treinamentos Comportamentais, Editora Ser Mais, 2013

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